quinta-feira, 21 de julho de 2011

Marrá-paiá

O marrá-paiá é uma designação dos grupos de moçambique em Parati RJ. O nome deriva de paiá, guizo amarrado por cintas de couro às pernas dos dançadores.

Durante as festas do Divino, de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, costuma ocorrer a vinda de grupos de dançadores de marrá-paiá da cidade de Cunha SP, para abrilhantarem os festejos em Parati.

Já entre os moçambiqueiros do vale do Paraíba, marrá-paiá é o nome da primeira cantoria da dança, feita por um cantor-solista e ouvida em silêncio pelos figurantes, que permanecem imóveis, com os palás nas mãos. Depois, o mesmo canto é repetido em coro, enquanto os paiás são atados abaixo dos joelhos e a dança tem início.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora e Publifolha.

Marrafa

A marrafa é uma dança do fandango de Parati RJ e do litoral paulista (Ubatuba, Cananéia, Itanhaém e llhabela).

São formadas duas rodas concêntricas, ficando as mulheres na interna e os homens na externa. As mulheres movimentam-se no sentido dos ponteiros do relógio, e os homens, ao contrário. A um sinal dos violeiros, os pares se defrontam.

As mulheres praticamente não saem do lugar, limitando-se a dar um passo muito pequeno para a direita. O cavalheiro balanceia com uma dama e depois desloca-se à direita, para balancear com outra. Esse passo é dado exatamente no momento em que o violeiro canta “Quebra na marrafa / quebra na marrafa”. O balanceio é feito sem que os pares se dêem as mãos.

A dança, que dura muito tempo, não tem palmeado nem sapateado. Pelo fato de estarem sempre rodando, os cavalheiros dançam várias vezes com a mesma dama. De vez em quando o violeiro faz uma brincadeira, que consiste em mandar quebrar a marrafa repetidamente.

Mariquita

A mariquita é uma dança do fandango, de existência provável no Rio Grande do Sul.

Não há maiores informações bibliográficas.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Marimba

A marimba é um instrumento folclórico de percussão, idiofone, também chamado marimbau. De origem africana, é formado por várias placas de madeira de tamanhos diferentes, como um xilofone, e tocado com duas baquetas.

Tem como ressoadores cabaças proporcionais ao tamanho das placas. Até o século XIX foi bastante popular no Brasil, estando, hoje em dia, praticamente em desuso, com referências ao seu emprego apenas nas congadas paulistas de São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba.

Marimba e marimbau também designam o cordofone urucungo, em Belém PA. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora