quinta-feira, 7 de julho de 2011

Jongo

O jongo é uma dança afro-brasileira do tipo batuque ou samba. Foi assinalada em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Recebe nomes como bendenguê (Rio de Janeiro), tambu e corimá (São Paulo), angona (Areias, São Paulo).

É dança viva no vale do Paraíba (São Paulo). Conforme a região, aparece na coreografia a umbigada.

A dança é feita em roda, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Os figurantes dão passos deslizantes para frente, alternando os pés. Ao centro dança um solista ou um par, executando uma complexa coreografia, que chega a ser verdadeiro desafio de passos.

Isso, porém, tende a desaparecer, uma vez que a presença da mulher nessa dança está rareando, e os pares começam a ser formados por homens.

Jogos coreográficos adultos

Os jogos coreográficos adultos são divertimentos integrados à música ou à dança e que têm função de provar o desembaraço, a esperteza e a destreza dos participantes.

A esta categoria pertencem vários jogos de Goiás: maribondo, dança-dos-quatis, candeia, piranha e canoa.

Existem exemplos do gênero encontrados em outros Estados do Brasil, como o jacundá da Amazônia, o bate-coxa de Alagoas, a capoeira da Bahia e seus derivados, o batuque-boi baiano e a pernada carioca.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

João-fernandes

O joão-fernandes é uma dança do fandango do Rio Grande do Sul, sapateada ao som da viola.

Segundo alguns estudiosos, haveria alguma correlação dos temas dessa dança e os da roda infantil Seu João Fernandes, uma vez que não raro as danças do fandango derivam das de roda.

Fonte: Enciclopédia Música Brasileira - Art Editora.

Joana

A joana é um atabaque menor que o tambu ou joão, usado em Cunha, SP, no acompanhamento do jongo.

O fato de o nome do instrumento ser, curiosamente, um prenome feminino é explicado por seu som mais agudo, mais "mulher", em oposição ao joão, maior e de som grave, quando com ele forma o chamado casal de tambu.

O mesmo que candongueira, angona. Quando possui forma afunilada é também conhecido por quinjengue.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Jeguedé (2)

O jeguedé (ou jeguedê) é uma dança que foi ou é popular no Sul do Brasil, executada ao som do instrumento homônimo.

Semelhante ao bambelô, é de cunho ginástico, individual (ainda que dançada com muitos outros companheiros) e cheia de improvisações. É também dança religiosa que, como o alujá, é parte importante do candomblé e da macumba.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.