domingo, 1 de maio de 2011

Convidado

O "convidado" é uma dança do fandango de São Paulo. Os pares dispõem-se no salão apenas defrontando-se (figura: a dança do fandango). 
Enquanto os violeiros tocam e cantam as estrofes, os dançadores balanceiam, valsando de um lado para o outro. Quando o estribilho é cantado, os pares se enlaçam e saem rodopiando pelo salão. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Conguê

O conguê é uma provável dança dramática ou folguedo pernambucano exibido durante festejos religiosos.
É citado por Pereira da Costa, sem descrição, junto a fandango, bumba-meu-boi, mouros, caboclinhos. O nome é possivelmente derivado da palavra congo.

É o que diz a Enciclopédia da Música Brasileira. Pesquisei na Internet sobre "conguê" e  encontrei escassas informações e pior, diversificadas, sobre essa palavra que pode também significar um intrumento musical de origem africana ou um ponto de Candomblé. Há ainda um centro de cultura "Conguê" em Belo Horizonte.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Outros sites onde citam essa palavra.

Congadas

As congadas são também chamadas de congados e congos, e são danças dramáticas ou folguedos realizados entre as festas de Natal e de Reis, ou durante os festejos de Nossa Senhora do Rosário, de São Benedito e do Divino Espírito Santo (ilustração acima da congada por Rugendas).
Sua formação é nitidamente nacional, ainda que na origem constitua uma mescla de tradições africanas com elemento de bailados e representações populares luso-espanholas. Consiste num cortejo real, ligado a uma parte representada — a embaixada —, que versa sobre assunto guerreiro.