segunda-feira, 18 de abril de 2011

Castanholas

Castanhola(s) é um pequeno instrumento idiofone, de percussão por entrechoque, de origem oriental, que consiste em duas peças de madeira, marfim ou metal, em forma de concha, ligadas com fita ou cordão.
Presas pelo cordel entre os dedos médio e anular, o tocador bate uma contra a outra, na palma da mão.

As castanholas tiveram uso folclórico no Brasil no século XIX; atualmente, seu emprego parece ter desaparecido. O mesmo que "castanhetas". (A forma castanheta(s) é a mais antiga em português, acusando a forma castanholas influência do espanhol.)

Carreira

A carreira, também chamada linha, é a seqüência de versos cantados, com rima única e obrigatória em todas as estrofes: “Esta minha cantoria / É ouro que não mareia! / O home que canta bem / A rima nunca vareia; / Não posso me acostumar / Com o vento açoitando o mar / E as ondas beijando a areia etc.
As carreiras mais conhecidas são: em a, em eia, em e, em aia, em ão (carreira de São João), em ado (do Sagrado), em ino (do Divino), em ia (do dia) etc. Podem ser com ou sem fundamento: as fundamentadas, que encerram verdadeiras adivinhas, são hoje bastante raras.

Carnaval

O carnaval tem sua origem no entrudo português, onde, no passado as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje.

Carnaval, festa popular, de caráter coletivo, geralmente considerada como reminiscência das festas pagãs greco-romanas realizadas a 17 de dezembro (Saturnais) e 15 de fevereiro (Lupercais), quando se comemoravam as colheitas, comendo e bebendo desbragadamente, e se permitia inclusive aos escravos usar máscaras.

Foi introduzido no Brasil pelos portugueses, com o nome de entrudo (de introitus,“começo, entrada”, nome com que a Igreja Católica designava as solenidades litúrgicas da Quaresma, quando se exige retirada da carne, base mórfica admitida para carnaval e formas afins de várias línguas modernas).

Carimbó (2)

Carimbó é um grande atabaque de origem africana, feito de um tronco oco, com cerca de um metro de comprimento por 30 cm de diâmetro.
Usado na dança homônima no Pará e também no batuque. Montado no instrumento, o tocador percute-o com as mãos.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.