sábado, 26 de março de 2011

Cabocolinhos

Cabocolinhos é o nome genérico dos grupos de bailados de inspiração ameríndia que se exibem no Carnaval, nos Estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Minas Gerais. 
Os de Recife PE apresentam, nos seus diversos grupos ou tribos, uma organização semelhante (foto).

Os Cabocolinhos Tupinambás, do município de Jaboatão, junto à capital pernambucana, por exemplo, têm como figurantes: o cacique, chefe supremo; o pajé, conselheiro; o matruá, feiticeiro; os caboclos, dançadores; a índia-chefe ou rainha, companheira do cacique; as caboclas, dançadeiras; e os meninos e meninas que representam os filhos dos caboclos.

Caboclos

Caboclos: dança dramática, ou folguedo, inspirada em reminiscências ameríndias, que se realiza em Itaparica BA. É uma convergência de vários episódios, sem muito nexo, cujo núcleo dramático é o rapto da rainha dos caboclos pelo capitão-do-mato.
Um feiticeiro, o adivinhão, descobre o paradeiro da rainha; raptor e raptada são presos. O capitão-do-mato, prestes a ser queimado pela tribo, é salvo por um caçador; a rainha, também condenada à morte por um pajé, é perdoada por intervenção da tribo.

Apesar da vivacidade do ritmo, a música é pobre, com as melodias terminando ora na mediante, ora na dominante, nunca na tônica. Bendito e samba misturam-se. O auto é todo dialogado: dois índios cantam e os demais respondem em coro.

No Ceará existe (ou existiu) uma dança chamada caboclos, provavelmente semelhante aos cabocolinhos.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira.

Caboclo

O caboclo é uma dança do fandango de São Paulo e Rio de Janeiro, semelhante à canoa, mas com passos mais rápidos e ligeiros e balanceios mais graciosos.
A dança é subordinada ao toque da viola e ao canto, seja, os figurantes só bailam nos intervalos da cantoria, quando permanece o toque da viola. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Cabocleiro

O cabocleiro é uma dança dramática ou folguedo de Barra de São Francisco, Espírito Santo, citado sem descrição por Rossini Tavares de Lima.

Também chamado brinquedo-de-caboclo. Talvez seja o mesmo que cabocolinhos.

Cabocleiro ou brinquedo de caboclo

Dança de caboclos é o nome que o povo da cidade dá ao "cabocleiro" ou "brinquedo de caboclo", festejo tradicional do Estado do Espírito Santo, em sua zona noroeste limítrofe e contestada com o Estado de Minas Gerais, de onde procede.

Cabaçal

Banda Cabaçal dos irmãos Aniceto - Crato (CE)
Cabaçal é um conjunto folclórico instrumental, o mesmo que terno-de-zabumba, comumente composto de dois zabumbas e dois pifes, popular em Pernambuco, Paraíba e Ceará. 

Brega

Brega é um termo utilizado aproximadamente desde 1982 para designar: 1) coisa barata, descuidada ou malfeita; 2) de mau gosto, sinônimo de “cafona” ou kitsch; 3) a música mais banal, óbvia, direta, sentimental e rotineira possível, que não foge ao uso sem criatividade de clichês musicais ou literários.
Tida popularmente como música feita por e para as classes sociais mais baixas, o brega também costuma ser aceito em segmentos de maior poder aquisitivo.

Suas raízes estão nas cançonetas trágicas de Vicente Celestino (Coração materno), no samba-canção abolerado da década de 1950, no bolero de cantores como Silvinho (Esta noite eu queria que o mundo acabasse) e Waldik Soriano (Paixão de um homem) e nos imitadores e diluidores do pop-rock da Jovem Guarda (Paulo Sérgio, Odair José, Fernando Mendes, Peninha).

Bossa nova

Foto: Sylvia Koscina, João Gilberto, Tom Jobim e Mylene Demongeot.
Bossa nova é a expressão que designa genericamente novo jeito de fazer alguma coisa e já era utilizada nos meios de músicos profissionais desde a década de 1940.
No fim da década de 1950, nos bairros da zona Sul do Rio de Janeiro, grupos de rapazes e moças, que em maioria tocavam violão, começaram a reunir-se com assiduidade em apartamentos ou casas, promovendo reuniões em que tocavam e cantavam músicas de determinados compositores e de si próprios.

Dois deles, Carlos Lyra e Roberto Menescal, fundaram uma academia de violão, que ajudava muito a divulgação das composições do grupo, geralmente de caráter intimista, com acordes semelhantes aos de certos músicos de jazz, sobretudo do guitarrista Barney Kessel, e dos arranjos do trompetista Shorty Rogers, ambos norte-americanos.