quarta-feira, 8 de junho de 2011

Galinha-morta

A galinha-morta é uma dança do fandango valsado do Rio Grande do Sul.

Segundo o Dicionário de Folclore Para Estudantes é "certa cantiga executada à viola ou ao violão (RS), e a dança que acompanha essa cantiga."

A Galinha Morta (João Simões Lopes Neto, 1865-1916)

Vou cantar a galinha morta:  /  Por cima deste telhado.
Viva branco, viva negro,  /  Viva tudo misturado!

Eu vi a galinha morta,  /  Agora, no fogo fervendo…
A galinha foi p´ra outro,  / Eu fiquei chorando e vendo!

Minha galinha pintada…  /  Ai! Meu galo carijó…
Morreu a minha galinha,  /   Ficou o meu galo só.

Minha Galinha pintada… / Com tão bonito sinal!
Meu compadre me roubou  /  Pelo fundo do quintal.

Minha galinha morta  /  Bicho do mato comeu:
Fui ao mato ver as penas,  /  Dobradas penas me deu.

A galinha e a mulher  /  Não se deixam passear:
A galinha o bicho come… / A mulher dá que falar!

Eu vi a galinha morta,  /  A mesa já estava posta;
Chega, chega, minha gente,  /  A galinha é p´ra quem gosta!

Minha galinha pintada,  /  Pontas d´asas amarelas:
Também serve de remédio  /  P´ra quem tem dor de canelas…

Fontes: Dicionário de Folclore Para Estudantes; Enciclopédia da Música Brasileira; Caldeirão Literário do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário