sexta-feira, 3 de junho de 2011

Encruzado

0 "encruzado" é uma designação de um dos passos das danças cantadas do reisado de Viçosa, Alagoas. O nome deriva da figura coreográfica do dançador, que cruza as pernas, colocando a direita em frente à esquerda e vice-versa.

O reisado é um dos autos populares próprios da época natalina que se filia ao vasto ciclo de folguedos derivados das janeiras e Reis portuguesas, como as folias de Reis de São Paulo e do Rio de Janeiro, o bumba-meu-boi do Nordeste, o reis-de-boi do Espírito Santo, o boi-de-mamão, do Paraná e Santa Catarina, o boizinho do Rio Grande do Sul, e o boi-bumbá, da Amazônia.

Em Alagoas sincretizou-se o folguedo com outra dança dramática — o auto dos congos, apresentando por isso maior riqueza e encanto em sua indumentária, na música e coreografia que o tornam, assim diferente das versões do reisado de outras regiões do país.

Tais "peças" apresentam enorme variedade de passos, alguns individualizados ou batizados tradicionalmente: o passo do gingá, o curropio, o encruzado e os diversos sapateados (tropel rebatido, cavalo manco, etc.), outros sem denominação própria mas similares a danças de outros países, como o célebre passo dos cossacos das danças russas.

Fontes: Jangada Brasil; Dicionário da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário