domingo, 10 de abril de 2011

Vissungos

Vissungos do Serro e Diamantina.
Os vissungos (ou viçungos), cantados pelos negros trabalhadores das lavras de diamante, em São João da Chapada (distrito de Diamantina MG), constituem outra modalidade de canto de trabalho, hoje ao que parece em decadência.
Havia cantos especiais para a manhã, o meio-dia e a tarde, e as cantigas eram às vezes de teor religioso. As letras contêm palavras portuguesas e de língua africana deturpada.

Os vissungos, em geral, dividem-se em boiado — solo feito pelo mestre, sem qualquer acompanhamento — e dobrado (resposta dos outros trabalhadores, em coro), às vezes acompanhada de ruídos dos instrumentos usados na tarefa.

Vissungos: vozes da África

A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais lançou em outubro de 2008 uma edicação especial do "Suplemento Literário de Minas Gerais. O tema da publicação são os vissungos: cantos de tradição banto em língua africana ouvidos nos serviços de mineração. Essas cantigas, com "evidente teor religioso", relatam o cotidiano dos negros no garimpo.

Em 1943 o pesquisador Aires da Mata Machado Filho publicou o livro "O negro e o garimpo em Minas Gerais" e identificou 65 vissungos nos povoados de São João da Chapada e Quartel do Indaiá, em Diamantina.

Em 1982, quatorze desses vissungos foram gravados por Clementina de Jesus, Doca e Geraldo Filme no LP "O Canto dos Escravos", hoje disponível em CD. Recentemente a pesquisadora Lúcia Valéria Nascimento investigou a sobrevivência dos vissungos na região do Serro e Diamantina.

Infelizmente, o alerta de Aires da Mata Machado está se concretizando: os vissungos estão desaparecendo. Os mais novos não têm interesse em preserva essa importante patrimônio histórico brasileiro.

Fontes: Passadiço Virtual - Vissungo: Vozes da áfrica; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Um comentário:

  1. Everaldo ou alguém responsável por este blog,

    Meu nome é Spirito Santo e sou o orgulhoso autor desta foto que ilustra a sua matéria. A imagem foi realizada em Quartel de Indaiá, próximo á São João da Chapada (Diamantina) em 1981.

    Gostaria de solicitar que fosse colocado o crédito de autoria, por favor.

    ResponderExcluir