sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ciranda

A ciranda é uma tradicional roda infantil, originária da popular dança adulta de mesmo nome e executada por crianças que cantam de mãos dadas e dispostas em círculo.
Os versos cantados sempre chamam uma criança para entrar na roda e cantar sozinha.

Depois disso, todas cantam juntas, convidando outra para ir ao meio da roda. As quadras, entoadas em conjunto se repetem, variando apenas as cantadas pela criança que fica no centro. Também muito conhecida como cirandinha.

Algumas cirandas: A árvore da montanhaA cobra, A formiga, A velha a fiar, As caveiras, Boneca de lata, Chicotinho queimado, Eu era assim, Foi mamãe, Formiguinha da roça, Fui à Espanha, Furaram meu balão, Garibaldi, História do gago, , João da Rocha foi à pesca, La condessa, Lá na ponte da Aliança, Lagarta pintada, Mestre André, Mestre Domingues, Meu azulão, Meu papagaio, Meu passarinho, O ba-be-bi-bo-bu, O baú, O cacau, , O tiriri, O velhinho de barba branca, Oh! Sindô le-lê, Oh! Que belas laranjas!, Olhe a rolinha, Pai Francisco, Passarinho da lagoa, Penedo vem, Periquito maracanã, Pezinho, Quadrilha enquadrilhada, Roda pião, Senhora dona Arcanjila, Senhora Dona Sancha, Senhora dona viúva, Sereno da meia-noite, Seu lobo, Seu tenente, Siu, siu, siu..., Tengo, tengo, tengo, Tororó, Venho de Recife, Vestidinho branco, Você gosta de mim.

Fonte: MPB Infantil; Enciclopédia da Música Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário