sexta-feira, 29 de abril de 2011

Cielito

Gaúcho argentino
O cielito é uma dança coletiva, acompanhada por canto e declamação, muito popular no Rio Grande do Sul e proveniente da região do Prata.
Vestidos de trajes típicos gaúchos, os figurantes desenvolvem saltos e rodeios suaves, em movimentos amplos. A marcação da dança tem pontos comuns com o samba, pelo qual foi influenciada.

O acompanhamento é feito por uma orquestra ou conjunto regionais. (O vocábulo é espanhol, diminutivo de céu.)


Danças argentinas: Cielito

Para falar do Cielito, propomos enfaticamente recorrer aos textos de Carlos Vega,  grande investigador que fez os estudos mais completos das contradanças: Cielito, Pericón e Media Caña, em seus trabalhos intitulados "As danças populares Argentinas I e II".

Esta foi a dança patriótica por excelência, levada desde Buenos Aires, em 1810, pela marcha dos soldados ao Uruguai, onde ali se registra sua primeira versão. Em seguida vai à Bolívia, segundo os estudos de Vega, depois a Mendoza e ao Chile com o General San Martín. Também vai ao Paraguai e não há datas precisas de sua chegada ao Peru.

Existem vários documentos que provam a existência do cielito no século XIX, algum vertígio em 1844 diz: “fazer involuntariamente os nervos da contemplativa e retirada ansiosa", da donzela, do magistrado e do militar. Em 1868 um vestígio dizia que os bailes iniciavam-se “com o céu em homenagem ao país e aos sentimentos nacionais da dona da casa”.

O primeiro texto do cielito se publicou em 1813, a primeira versão musical foi escrita em 1816 e a primeira descrição coreográfica em 1818. Muito mais são os dados que nos brindou o grande investigador sobre o Cielito que iremos contemplando com o tempo...

Fontes: Danças Argentinas - Cola da Web; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário