sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ciclo de Natal

O Ciclo de Natal é o período compreendido entre meados de dezembro até o dia de Reis (6 de janeiro), durante o qual se celebram festas por todo o Brasil, especialmente nas áreas rurais, onde mais se conservam as tradições.
Entre outros festejos, ocorrem representações do bumba-meu-boi, boi, boi-calemba, cheganças, marujadas ou fandangos, pastoris, congadas ou congos e reisados.

Até fins do século XVIII havia representações dentro das igrejas; mais tarde alguns autos como o fandango ou marujada, passaram a ser exibidos diante dos templos, em palcos armados ao ar livre.

Especialmente no Norte, o dia de Reis marca o final do ciclo, realizando-se a “queima” das lapinhas e pastoris, e exibindo-se pela última vez os autos tradicionais. Em Natal RN, celebra-se na capela dos Reis Magos, na Limpa, uma festa muito popular, em que são veneradas imagens chegadas ao Brasil em 1752, enviadas por José I, rei de Portugal, para o forte dos Reis Magos.

Originária da Europa — onde até hoje é comemorada em alguns países com cantos, danças e troca de presentes — a festa de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses.

Na segunda década do séc. XVIII, na Bahia, grupos de homens costumavam sair às ruas na noite de 6 de janeiro tocando instrumentos e parando à frente das casas para “pedir os reis”. Cantando e fazendo música, recebiam dos moradores oferendas de dinheiro ou doces e frutas. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário