sábado, 9 de abril de 2011

Cantador

Cego Aderaldo
O cantador é um cantor itinerante que se exibe, acompanhado de viola, nas ruas, feiras, quermesses e vaquejadas (rodeios) em cidades e regiões rurais do Nordeste, Leste e Centro do Brasil. Também chamado violeiro.
Espécie de poeta popular, o cantador divulga versos próprios ou de outros autores populares.

Conforme  Câmara Cascudo, “é um representante legítimo de todos os bardos, menestréis, glee men (...), dizendo pelo canto, improvisado ou memorizado, a história dos homens famosos da região, os acontecimentos maiores, as aventuras de caçadas e de derrubadas de touros, enfrentando os adversários nos desafios que duram horas ou noite inteiras, numa exibição assombrosa de imaginação, brilho e singularidade na cultura tradicional”.

Geralmente vive do que recebe pelas pelejas públicas com outros cantadores ou do que ganha em feiras ou festas, cantando romances, xácaras e desafios famosos pertencentes à tradição popular. Ao contrário do que se poderia pensar, dificílmente um cantador tem boa voz: é dura e seca, abusando dos agudos. Para ele, o compasso musical é quase sem valor, e toda a importância é dada á cadência do verso, ao ritmo.

Diz o mesmo autor: “O sertanejo não nota o desafinado. Nota a arritmia”. Os gêneros poéticos mais utilizados são as obras (estrofes) de seis, sete ou oito pés (versos): o moirão, o martelo, o nove-por-seis, a ligeira, o quadrão, o gabinete, o galope, a embolada e o dez-pés-emquadrão. 

Segundo Leonardo Mota, “todos esses diferentes gêneros de estrofes são cantados em toadas especiais, que evitam se tornem monótonas as justas poéticas dos rapsodos sertanejos”. 

A fama do cantador se consolida através dos desafios, sendo os mais hábeis capazes de manter a peleja por horas a fio, improvisando sem parar, até encurralar o adversário. Por isso, todo bom cantador é obviamente um repentista. 

Há também os que se distinguem pelo gênero de moda ou dança em que se adestram: por exemplo, há os catireiros ou cantadores de cateretê, os cantadores de coco, os de ligeira etc. Entre milhares de cantadores existentes no Brasil, a maioria anônima ou conhecida apenas na região, destacam-se nomes quase erdários, como os de Inácio da Catingueira, Cego Aderaldo, Azulão etc. 

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário