segunda-feira, 28 de março de 2011

Cachucha

A austríaca Fanny Elssler
A cachucha é uma dança espanhola, cantada e sapateada, que se difundiu nas cidades e vilas do Brasil desde a segunda década do século XIX.
De acordo com Manuel Querino, os pares iniciavam a dança enlaçados; em seguida, apertavam as mãos e continuavam dançando separados, tocando castanholas com os braços erguidos de maneira graciosa. Sua melodia, usada com versos de fácil memorização, transformou-se em acalanto. Também conhecida como maria-cachucha.


De acordo com a Wikipedia (um artigo português), a cachucha era uma dança sapateada espanhola (*) de compasso ternário. Por extensão o mesmo nome era dado à música que acompanhava essa dança.

Originária de Cuba (*) mas relacionada com o fandango, era dançada principalmente na região da Andaluzia. Era normalmente dançada a solo por uma mulher, acompanhada de castanholas. Começava num movimento lento, que ia acelerando, até terminar num vivo volteio.

Esta dança teve alguma popularidade em França, divulgada pela dançarina Fanny Elssler, que a dançou na Ópera de Paris. Em Portugal foi popular a cantiga Maria Cachucha no séc. XIX, uma adaptação da cachucha espanhola (1). A palavra "cachucha" significava originalmente barco pequeno, chalupa.

(*) Se era uma dança espanhola porque a Wikipedia diz ter sua origem em Cuba?

Fontes:  Enciclopédia da Música Brasileira; Wikipedia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário