terça-feira, 15 de março de 2011

Bambelô

O bambelô é uma dança de roda do tipo batuque ou samba, dançado ao som de instrumentos de percussão. É comum no Nordeste, principalmente nas praias de Natal, no Rio Grande do Norte.
Formado um círculo, um ou dois figurantes entram para o centro e, cantando e dançando com agilidade, animam o folguedo.

Em alguns bambelôs, o convite para substituição não é feito por umbigada mas por uma reverência com a cabeça ou batida de pé diante da pessoa escolhida.

Em Natal é também conhecido como jongo-de-praia, coco-de-zambê e zambelô. É semelhante ao jongo, ao coco-de-roda, à punga.

Graça Graúna, escritora potiguara, conta em seu site Histórias de uma Vovó Pássaro:

"Ouvi do meu pai que a minha avó benzia e o meu avô dançava o bambelô na praia, e batia palmas com as mãos encovadas o coco improvisado; ritimando as paixões na alma da gente. Ouvi do meu pai que o meu avô cantava às noites de lua, e contava histórias de alegrar a gente e as três Marias.

Meu avô contava:  - A nossa África será sempre uma menina.

Meu pai dizia: - Ô lapa de caboclo é esse Brasil, menino!

E o côro entoava:

Dançamos a dor,
tecemos o encanto
de negros e índios
da nossa gente "

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Histórias de uma Vovó Pássaro.

2 comentários:

  1. Bambelo é o samba potiguar! Nao podemos deixa nossa cultura morre por causa de preconceitos religiosos.

    ResponderExcluir