segunda-feira, 11 de julho de 2011

Paiá

O paiá é um instrumento folclórico de percussão de uso universal. Trata-se de uma pulseira de couro, com guizos de cobre, presa às pernas dos dançarmos, abaixo dos joelhos ou acima dos tornozelos.

Pode apresentar a forma de pequenas latinhas cilíndricas, contendo no interior pedrinhas ou sementes, com pequenas alças por onde passa o cordel para ser amarrado na perna. Também chamado conguinho, inguaiá, matunga, gungas ou maçaquaia.

Segundo o site Jangada Brasil, é utilizado no moçambique, constitui-se de uma correia com guizos metálicos, originalmente feitos de cobre. Os guizos variam de tamanho e material, de acordo com a possibilidade de adquiri-los no mercado. Existe um tipo de paiá formado por uma espécie de chocalho de lata, com passadeiras para os fios de barbante ou embira. O instrumento é usado aos pares e preso às pernas dos dançadores logo abaixo dos joelhos ou em seus tornozelos.

Sua amarração possui ritual especial dentro da realização do folguedo. No início da cantoria, os dançadores permanecem parados com os instrumentos nas mãos, ouvindo o canto chamado Marra o paiá entoado pelo mestre, contramestre e coro. Enquanto os versos se repetem, abaixam-se e amarram seus paiás, dando início à dança:

Pra marrá nosso paiá, olê, olá
Temo nossa garantia, olê, olá
Será conta do Rosário, olê, olá
Do santo da nossa guia, olê, olá

De acordo com Alceu Maynard Araújo, os paiás atuais descendem das "remotas axorcas de origem árabe, usadas aqui no Brasil pelos escravos, e dos antigos paiás que eram feitos de pequenas cestas de taquara tendo encerradas sementes de capiá". (Araújo 1964).

Fontes: Jangada Brasil - Realejo; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário