sábado, 4 de junho de 2011

Esquinado

O esquinado é uma dança de procedência africana que existiu na Amazônia, no Espírito Santo, Ceará, Piauí e Maranhão.

A explicação para a origem do termo está nesta descrição de Luís da Câmara Cascudo: “Damas de um lado e cavalheiros do outro avançam em passo rítmico, diagonalmente, em esquina”. Em dado momento os pares se chocam na altura dos ombros, o que aproxima coreografícamente o esquinado do bate-coxa.

Existe também uma dança africana da região de Bornu, citada pelo mesmo autor, em que as bailarinas chocam uma contra outra a anca direita. É provável que esteja aí a procedência de danças como o esquinado, o bate-coxa, o quebra-bunda.

Outra referência sobre o "esquinado"

Moço relembra as danças e sente saudades. Ainda tenta buscar na memória uma daquelas famosas cantigas que eram cantaroladas nas lavouras na hora do trabalho e, enfim, cantadas em alto e bom tom nas festas faceiras das noites dedicadas aos santos padroeiros. Por fim só alguns trechos do Esquinado, uma espécie de Fado, são lembrados:

“Esquinado tirava a dança
e ficava esquinado,
esquinado dança balanceado...”

A dança Esquinado, relatada por Moço é, portanto, uma derivação do Fado, como o é a Mana-Chica do Caboio. Alguns registros da origem do Esquinado foram encontrados no livro “Dicionário de Folclore Capixaba”, de Luiz Santos Neves.

“(...) A dança do Esquinado foi popular no norte do Brasil tendo chegado também ao Espírito Santo. Villa-Lobos aproveitou o tema do Esquinado no seu Choro nº 12, colhido através de informante do Espírito Santo (sic). Como dança, o Esquinado perdeu-se primeiro do que a memória dos seus versos. Estes ainda sobreviveram na lembrança de pessoas antigas (...)”. (do blog: Reminiscências Culturais dos Aceiros de Cana da Baixada Campista).


Fontes: Reminiscências Culturais dos Aceiros de Cana da Baixada Campista ; Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora

Nenhum comentário:

Postar um comentário