terça-feira, 31 de maio de 2011

Dança do tambor

A dança-do-tambor é uma espécie de samba cantado, com versos improvisados na hora, dançado em terreiro batido e limpo. Também conhecido como ponga, punga, dança-do-tambor e tambor-de-crioula.

Popular no Maranhão (interior e capital), ao que parece o único lugar onde o termo é corrente, designa na dança a umbigada.

Dispostos em círculo, homens e mulheres aguardam o toque inicial do tambor grande. Quando a função começa, cada figurante dá dois passos à frente e uma rodada, encaminhando-se na direção de quem vai levar a punga. Com a barriga empinada, procura atingir com o umbigo o escolhido.

Esse gesto, a um tempo cômico e lascivo, provoca risos e gritos de triunfo entre os participantes e a assistência. E assim prossegue a dança, acompanhada pelos tambores em vigorosa marcação. Quem recebe a punga entra na dança e executa os mesmos passos, pungando a outrem.

Atualmente a dança parece ser bastante diferente da primitiva, inalteravelmente marcada pelo tambor. Dança semelhante ao bambelô. No Maranhão é também jogo coreográfico semelhante à pernacla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário