segunda-feira, 9 de maio de 2011

Curitibano

O curitibano é uma dança de roda do fandango, registrada em Campo Largo, Paraná. Dela participam jovens solteiros. Há quadrinhas cantadas com declarações de amor, despeitos e ciúmes.
Forma-se uma roda de pares sem número determinado e iniciam-se os movimentos numa espécie de requebrado, ao ritmo da música tocada em gaita. Um dos pares é escolhido para começar o prélio poético e dá uma volta, dançando em torno da roda e separando-se em seguida. O rapaz tira então um verso numa toada piegas, que é respondido pela moça.

Depois, o par volta a enlaçar-se e vai dançando até o lugar da roda de onde saiu. E imediatamente substituído por outro par, que repete a encenação. A dança só termina quando todos os pares tiverem cantado.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Um comentário:

  1. Fiquei muito satisfeito quando ao lançar no google o tópico QUICUMBI para pesquisa, me deparei com o blog. Sou compositor de música Popular, e pesquisador dos ritmos afro americanos. Atualmente finalizo meu livro QUICUMBI: DO BATUQUE AO SAMBA. Sobre a influência desse ritmo na composição do Samba Regional do interior do Rio Grande do Sul. Gostaria muitíssimo de manter um contato direto com a administração do blog. Meu e-mail é alexandre.florez@gmail.com ou ainda alexandreflorez@hotmail.com também minha produção musical está acessível pelo Revrb Nation e pelo myspace.com. Gostaria de poder utilizar algumas imagens postadas no blog para fim de ilustrar meu livro - com o devido crédito é claro. Por favor entrem em contato. Parabéns pelo ótimo trabalho. Um abraço.

    ResponderExcluir