sábado, 26 de março de 2011

Cabaçal

Banda Cabaçal dos irmãos Aniceto - Crato (CE)
Cabaçal é um conjunto folclórico instrumental, o mesmo que terno-de-zabumba, comumente composto de dois zabumbas e dois pifes, popular em Pernambuco, Paraíba e Ceará. 

Segundo notas da Missão de Pesquisas Folclóricas, de São Paulo SP, que esteve no Norte e Nordeste em 1938,  “os dois pifes tocam a melodia em movimento paralelo em intervalos de terças, às vezes sextas e de passagem uma quinta; e os zabumbas marcam o ritmo da melodia”. 

Ajuntam- se às vezes a esse conjunto um ganzá e um tamborim, sendo que um dos zabumbas também pode ser substituído por um tarol ou taró. O cabaçal aparece em danças e em danças dramáticas: sapo-cururu, coco, toré, bumba-meu-boi, cabocolinhos. 

Também costuma abrilhantar bailes populares e festas de rua, profanas ou religiosas. Nessas ocasiões, toca todo o repertório, que inclui marchas, valsas, baianos etc. 

Embora ignorem os rudimentos musicais, os componentes do conjunto demonstram extrema dedicação à função, revelando-se por vezes brilhantes instrumentistas. Ignora-se a origem da palavra, embora os traços lingüísticos levem a supor que seja um coletivo de cabaça. O cabaçal, que tem similares na Europa, apresenta como variante em Alagoas e também em Pernambuco a orquestrinha popular denominada esquenta-mulher.

Fonte: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário