sexta-feira, 18 de março de 2011

Boi-de-mamão

O boi-de-mamão é uma expressiva manifestação folclórica envolvendo dança e cantoria em torno do tema da morte e ressureição do boi. Ocorre no estado de Santa Catarina, Brasil, sendo encenado principalmente na região litorânea.
Com origem nas brincadeiras com o boi feitas nos Açores, tem seu primeiro registro com este nome em Santa Catarina datado de 1840. Inicialmente era chamado boi-de-pano.

Trata-se de um auto em tom cômico, mas com um elemento central dramático: a morte e a ressurreição do boi. Apresenta elementos comuns com o bumba-meu-boi nordestino.

O boi-de-mamão inerentemente usa voluntários para protagonizarem o festejo, sendo que estes são postos sob as fantasias, que são feitas por uma armação de metal ou madeira e por pano.

Entre as figuras que aparecem no boi-de-mamão estão: o boi, o proprietário do boi, a bernúncia e seu filhote, a maricota, o doutor, a viúva, o cavalinho, os outros bois, os corvos, podendo faltar algumas delas.



Fontes: Wikipedia; Boletim da Comissão Catarinense de Folclore, Imprensa Oficial do Estado de Santa Catarina. 1993-1996! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário