quinta-feira, 10 de março de 2011

Bagre

O bagre é uma das danças de roda da marujada, em compasso binário simples, com características de quadrilha, típicas do estado do Pará, mais precisamente no município de Bragança, nas festas de São Benedito.

Segundo descrição de Armando Bordalo da Silva, seria uma espécie de quadrilha dançada em roda, com a participação de grande número de figurantes, dirigidos por um marcador, que dá ordens em francês deturpado. Formado inicialmente o círculo, ao comando de eia avante! os pares, de mãos dadas, dirigem-se até o centro e retornam à posição primitiva.

“Granché de dublê, grita o marcador, e os cavalheiros metem o braço direito no braço direito da dama e dão uma volta e enfiam o braço no braço da dama seguinte, até a terceira dama, quando o marcador avisa: já cheguei! Daí, em seguida, sempre comandando o granchê de dublê, prossegue o marcador, até alcançar o seu par e, igualmente, os demais participantes.

Nesse ponto o marcador comanda novamente: ei chavá — e o cavalheiro dá uma volta com a sua dama e dança igualmente com a seguinte, avançando sempre, até alcançar o seu par. Restabelecida a roda pelos pares, dançando, sempre, pelo apoio simples de uma das pernas, e lançando a outra, alternadamente, vão os pares, ao comando do marcador, enfiando o bagre, isto é, entrelaçando-se, seguros pelas mãos, enfiando a cabeça por debaixo do braço do par seguinte, até voltar à primitiva posição.

O bagre é uma dança em que o compasso musical é o binário simples, em ré maior, sendo o ritmo o mesmo do retumbão, no entanto mais a!legro. Os tocadores, para dar mais ênfase a esse ritmo e mais entusiasmo à dança, cantam versinhos de improviso e os cavalheiros, de quando em vez, batem os pés com o mesmo propósito”.

A Contra-dança ou Dança do Bagre é uma das sete danças rituais da Marujada de São Benedito, do município de Bragança/PA; uma espécie de quadrilha, a contradança tem um líder que vai guiando os diversos passos que compõem esta animada dança; este vídeo mostra um dos momentos mais animados - o "enrolar" ou "enfiada" do bagre.

Contra-dança da marujada de Bragança


A Marujada de São Benedito é uma manifestação cultural do nordeste paraense, de origem afro-amazônica com influências ibéricas; integra música, dança, ladainhas, cortejos-procissões terrestres e fluviais, levantação de mastro, bricadeira de mascarados, almoço comunitário, dentre outros elementos... Tem expressão em municípios como Bragança, Quatipuru, Primavera, Augusto Correa, Capanema, Traquateua; tem identidades e diversidades de elementos em sua forma de manifestação em cada lugar.

Fontes: Enciclopédia da Música Brasileira - Art Editora; Wikipedia; Youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário